segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cordel do Amor Cego

FOTO: We Heart It


Em Literatura de Cordel
Um caso será versado,
Onde o mesmo está sendo
Pela internet divulgado.
Um fato impressionante
Que lhe deixará emocionado.

Existia um certo rapaz
Vivendo grande emoção,
Vítima do anjo cupido
Das flechas da paixão,
Encantado por uma moça
Que enfeitiçou seu coração.

Sua paixão pela moça
Era tipo encantada.
Pensava nela todo instante
Não se concentrava em nada,
Sentia-se muito feliz
Ao lado de sua amada.

Trabalhava o dia inteiro
Tinha uma rotina corrida.
Mas todo dia ele ia
Encontrar sua querida.
Dizia todo orgulhoso
Que ela era sua vida.

Abandonou seus estudos
Para poder trabalhar,
Seu maior desejo
Era com ela casar.
Ganhar muito dinheiro
Uma vida boa lhe dar.

Ter muitos filhos
E uma boa morada.
Vê seus sonhos acontecerem
Sua sina realizada.
Viver feliz eternamente
Ao lado de sua amada.

Mas ele vivia um dilema
Um grande tormento.
Havia um empecilho
Que impedia o casamento,
A moça não enxergava
Era cega de nascimento.

Devido à sua deficiência
Ela estava sempre a lamentar.
Dizia para o rapaz
Que só iria se casar,
Quando fizesse o transplante
E voltasse a enxergar.

O rapaz desta forma
Angustiado vivia,
Com pena da amada
Pois ela muito sofria.
Aguardando um doador
Para sua cirurgia.

Os meses se passavam
Ele aumentava seu sofrer,
Pois seu maior sonho
Era com a moça viver.
"Só depois do transplante"
Ela insistia em dizer.

O rapaz certa noite
Tomou uma decisão,
Chegou para a moça
Disse com precisão:
- Você é minha vida
Manda no meu coração.

- É grande meu sofrimento
Não aguento mais esperar,
Sofro a cada dia
É grande meu penar.
Pois só tenho um sonho
É com você me casar.

- Faço o que for possível!
Ele continuou a dizer:
- Dou minha própria vida
Para poder ter você.
Pois com você casando
Vou parar de sofrer.

Depois das palavras
Começou a chorar.
A moça lhe abraçou
E voltou a afirmar,
Que os dois se casariam
Quando ela voltasse enxergar.

Uma semana se passou
Num amanhecer de um dia,
Ela recebeu uma ligação
Que causou alegria.
Estava sendo chamada
Para fazer a cirurgia.

A cirurgia das córneas
Foi com sucesso realizada.
Sua maior vontade
Tinha se concretizada.
A tão sonhada visão
Estava recuperada.

Dois dias se passaram
Para o namorado ligou,
Sobre sua cirurgia
Com orgulho falou.
O rapaz muito feliz
Com a notícia ficou.

Ele pediu para a moça
Ir com ele conversar.
No fim daquele dia
Ela foi lhe visitar,
Para junto com ele
O casamento marcar.

Quando viu seu namorado
Sentiu faltar o chão,
Pois ela descobriu
Naquela exata ocasião,
Que ele também era cego
Não possuía visão.

Ficou sem entender
Não soube o que falar,
Ficou desconsertada
Não queria acreditar,
Que com um cego iria
A sua vida levar.

A moça naquele momento
Mostrou seu outro lado.
Disse que não mais casaria
Com o seu namorado.
Sendo cego ele seria
Um fardo pesado.

O namorado ouvindo
Não quis acreditar.
Pois seu maior sonho
Era com ela casar.
Sentindo a dor da traição
Começou a chorar.

- Não faça isso comigo
É minha amada querida!
Ao ouvir a moça disse,
De uma forma ressentida:
- Um marido sem enxergar
É um fardo na vida!

A moça sem piedade
Sem ter dele compaixão.
Ordenou que ele esquecesse
E a tirasse do coração.
Pois a partir daquele dia
Não havia mais relação.

O rapaz quase morreu
Naquele triste momento.
As palavras de sua amada
Aumentaram seu sofrimento,
Pois seu maior sonho
Era aquele casamento.

A moça para aumentar
A sua ingratidão,
Disse que partiria
Para outra região,
Procurar novos rumos
Pois agora tinha visão.

Nesse exato momento
O rapaz disse assim:
- Meu amor por você
É fiel e não terá fim.
Cuide das minhas córneas
Faça isso por mim!

- Eu não nasci cego!
Continuou a soluçar:
- Doei-lhe minhas córneas
Para você enxergar.
Pois você me prometeu
Que só assim iria casar.

- Mas me enganei,
O destino foi traçado!
Siga agora seu rumo
Irei para outro lado.
Seja bastante feliz
Nos braços de outro amado.

Com aquela descoberta
A moça estremeceu.
Sua consciência pesou
Com o que aconteceu.
Sentiu o juízo girar
Pela rua louca correu.

Correu loucamente
Sem rumo, sem direção.
Seu namorado ficou
Numa grande aflição,
Pois havia perdido
Sua grande paixão.

Ponho um ponto final
Neste triste cordel.
O amor é mesmo assim
As vezes doce, as vezes fel.
É sinônimo de bondade
Mas outras vezes cruel.


de Orlando Paiva
Porto - PI - por correio eletrônico

12 comentários:

  1. Muito Legal Este Poema!

    Vale Apena Ler!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de vê meu cordel publicado em seu blog. Obrigado pela divulgação.
    Abraços
    Orlando Paiva
    Porto/PI
    (86)8801-0378

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito pois eu conheço uma pessoa deficiente visual

    ResponderExcluir
  4. Dorlan vc é o autor Orlando parabéns, to fazendo um trabalho sobre esse poema.

    PS; Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Com lagrimas a escorrer no rosto
    diante de um linda historia
    ao perder o romper da aurora
    triste pelo o rapaz disposto
    uma historia tremenda
    de deus a encomenda
    minhas lagrimas caem do rosto!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse cordel é lindo, e é meu objeto de estudo do TCC.

    ResponderExcluir
  7. Esse cordel é muito LiindOh, me deixou muito emocionada.😭

    ResponderExcluir